Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Educação aprova entrega de óculos e aparelhos auditivos a alunos

    A Comissão de Educação e Cultura aprovou nesta quarta-feira proposta que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer óculos e aparelhos auditivos a alunos com deficiência.

    Para ter direito ao benefício, o estudante deverá estar matriculado em escola pública, ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos e apresentar diagnóstico da deficiência emitido na rede pública de saúde.

    O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Angela Portela (PT-RR), ao Projeto de Lei 4522/08, do deputado Ilderlei Cordeiro (PPS-AC). Portela incluiu na proposta, como responsabilidade do Poder Público, a realização de exames auditivos e oftalmológicos anuais entre os alunos da rede pública de ensino fundamental.

    Segundo o texto, o Ministério da Saúde firmará convênio com os estados, o Distrito Federal e os municípios para contribuir financeiramente para a realização dos exames e a distribuição dos óculos e aparelhos auditivos.

    Tramitação

    O projeto, que tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., será analisado ainda pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    • Publicações504
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações91
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/educacao-aprova-entrega-de-oculos-e-aparelhos-auditivos-a-alunos/2140600

    Informações relacionadas

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 8 anos

    SUS pode ser obrigado a fornecer óculos de grau para população carente

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 12 anos

    Projeto obriga SUS a fornecer óculos de grau para pessoas de baixa renda

    JurisWay
    Notíciashá 10 anos

    Plano de Saúde é condenado a fornecer aparelhos auditivos a segurada

    Assegurada gratuidade de aparelhos auditivos e cadeiras de rodas

    Mais de mil pacientes esperam por aparelhos auditivos, em JP

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)