Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Limite de despesas do Poder Legislativo. Responsabilidade do Prefeito e/ou do Presidente da Câmara?

    A responsabilidade pela aplicação do disposto no artigo 29-A, “caput”, da Constituição Federal é do chefe do Poder Executivo Municipal, conforme estabelece o § 2º, inciso I, do referido artigo, não cabendo interpretação extensiva nem analógica por se tratar de norma penalizadora.

    Ao Presidente da Câmara Municipal compete aplicar os recursos recebidos de acordo com o orçamento em vigor, não podendo deixar de observar o § 3º do artigo 29-A da Constituição Federal.

    No entendimento do TCE-PE, não se pode atribuir crime de responsabilidade ao chefe do Poder Legislativo Municipal pelos gastos realizados acima do limite previsto no art. 29-A. Efetuado o repasse a maior, o crime de responsabilidade seria exclusivamente do Prefeito.

    A previsão constitucional que atribui crime de responsabilidade ao chefe do Legislativo Mirin está prevista no § 1º do art. 29-A, e refere-se apenas ao limite de gastos de 70% desse repasse com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.

    • Publicações504
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1654
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/limite-de-despesas-do-poder-legislativo-responsabilidade-do-prefeito-e-ou-do-presidente-da-camara/2079150

    Informações relacionadas

    Flavio Toledo, Economista
    Artigoshá 3 anos

    O que reprova a conta anual da Câmara dos Vereadores

    João Leandro Longo, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Contestação Cível - CPC/15

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Seção II. Dos Orçamentos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)