Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O vereador e sua função fiscalizadora

    O vereador é o membro do Poder Legislativo do município. Nessa condição, ele desempenha, como funções típicas, as tarefas de legislar e de exercer o controle externo do Poder Executivo, isto é, da Prefeitura. Isso independe se o vereador é oposição ou não.

    A função legislativa consiste em elaborar, apreciar, alterar ou revogar as leis de interesse para a vida do município. Essas leis podem ter origem na própria Câmara ou resultar de projetos de iniciativa do Prefeito, ou da própria sociedade, através da iniciativa popular.

    A função fiscalizadora está relacionada com o controle parlamentar, isto é, a atividade que o Poder Legislativo exerce para fiscalizar o Executivo e a burocracia. O controle parlamentar diz respeito ao acompanhamento, por parte do Legislativo, da implementação das decisões tomadas no âmbito do governo e da administração.

    Como funções típicas, a Câmara tem também competência administrativa e judiciária. Na sua função administrativa, a Câmara gerencia seu próprio orçamento, seu patrimônio e seu pessoal. A Câmara também exerce uma função administrativa quando organiza seus serviços, como a composição da Mesa Diretora, a organização e o funcionamento das Comissões, etc.

    A Câmara exerce uma função judiciária, porque cabe a ela processar e julgar o Prefeito por crime de responsabilidade, além de julgar os próprios Vereadores, inclusive o Presidente da Câmara, em caso de irregularidades, desvios éticos ou falta de decoro parlamentar.

    A função de controle da Câmara de Vereadores está prevista na Constituição Federal de 05 de outubro de 1988, no seu art. 31:

    Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    § 1º - O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

    Isso significa que é responsabilidade do vereador fiscalizar e controlar as contas públicas. A Câmara Municipal foi encarregada pela Constituição da República de acompanhar a execução do orçamento do município e verificar a legalidade e legitimidade dos atos do Poder Executivo. É função do vereador avaliar permanentemente a gestão e as ações do Prefeito.

    Fonte: Cartilha “O Vereador e a Fiscalização dos Recursos Públicos Municipais” - CGU. (Dito por Blog do Vagalume).

    • Publicações504
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17429
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-vereador-e-sua-funcao-fiscalizadora/2079151

    Informações relacionadas

    Alexis Gabriel Madrigal, Gestor Público
    Artigoshá 4 anos

    À luz da Constituição Federal de 1988, o que é ser Vereador(a) ?

    José Souto Tostes, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Dicas matadoras para candidatos a vereador

    Frederico Oliveira, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    A Fiscalização do poder legislativo municipal

    Maurício Rufino, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    O Vereador e o Pedido de Informação ao Prefeito

    Rafael Costa Monteiro, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Servidor público em gozo de férias tem direito ao auxílio-alimentação

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Olá bom dia!
    Gostaria de saber se um vereador pode entrar em postos de saúde, escolas ou em qualquer outra repartição pública municipal para fiscalizar pedir para olhar o ponto dos funcionários ou qualquer outra demanda que queira fiscalizar? Ele entra e faz? continuar lendo

    O Vereador pode colocar seu gabinete a disposição da população para expedir ofícios solicitando a execução de serviços? Isto não poderia ser caracterizado como desvio de função? Já que muitos Municípios possuem aplicativos para população realizar as solicitações (manutenções em geral poda de árvore, luz nas vias, asfalto , etc responsabilidade das Secretarias). Deveria-se considerar também que dispor de seu tempo para atender as demandas que as Secretarias são responsáveis (e não ele) e seu gabinete causa um prejuízo ao Município pq o seu trabalho e do gabinete estão exercendo função de responsabilidade de outros profissionais. O tempo utilizado para Legislar e Fiscalizar acaba sendo tomado para expedir ofícios para o poder Executivo. Outro aspecto é que estes "favores" que a população entende que o Vereador realiza acabam tendo efeito no poder de decisão de votar.

    Desde já agradeço a atenção dos Doutores.

    Ricardo Garcia
    Jornalista MTB 88813/SP
    @deolhonapolitica7
    http://www.deolhonapolitica.com.br continuar lendo

    Excelente informação. Em geral quando pensamos em vereador, pensamos em primeiro lugar em sua atuação em projetos de lei, nos esquecendo da importância do poder de fiscalização. O inicio da ética na política começa de baixo; ou seja:em nossa cidade. continuar lendo